Uma Escola de Afetos e Valores
A escola faz-se com todos e para todos. Ela é um bem maior.
Quando entras na escola a tua vida muda, como mudou com cada professor, cada pai/encarregado de educação e funcionários, que se cruzam contigo no hall, na tua sala, no recreio, em cada recanto.
A escola é um projeto de vida inestimável, tal como todos os nossos projetos, PES, Eco-escolas, Rrobótica, Ensino Experimental das Ciências… que caminham de mãos dadas, para te ajudar a crescer e a seres um bom cidadão.
No hall de entrada do Centro Escolar de Santa Cruz/Trindade, a nossa árvore foi decorada com os famosos lenços dos namorados, festejando os afetos, e afixado um placard subordinado ao tema “Os valores do dia-a-dia, inerentes à nossa escola".
Vamos explorar cada palavra, cada projeto, cada iniciativa, cada ideia, cada momento.
Amor, saúde, amizade, competência, sustentabilidade, partilha, ética e inclusão são valores que todos almejamos incorporar no nosso quotidiano, num contexto de mudança de comportamentos socioeconómicos e afetivos.
Nós precisamos de ti e tu, de nós.
A Coordenação do Centro Escolar de Santa Cruz da Trindade
Celebração do Dia Mundial da Árvore e Dia da Água
na Escola Nadir Afonso
Celebração do Dia Mundial da Árvore e Dia da Água na Escola Nadir Afonso
A Escola Básica Nadir Afonso celebrou o Dia Mundial da Árvore e o dia Mundial da água com apresentação de maquetes elaboradas pelos alunos sobre o tema “Biofilia – Como salvar o nosso planeta?”-6.º ano e “Em cada mundo uma folha!” – 5.º Ano.
Os alunos das turmas 5.ºE, 5.ºF e 5.ºG elaboraram maquetas e cartazes sobre o tema “Crise ambiental”. É um problema real que põe em risco a vida na Terra. Hoje, inúmeras cidades trabalham incansavelmente rumo a soluções autosustentáveis e ecológicas, tentando uma derradeira reconciliação com a Natureza. Mas como? As cidades biofílicas respondem. Dar lugar à Natureza implica recebê-la dentro e fora de casa, viver verdadeiramente nela e com ela, numa sinergia entre o Homem e o ecossistema. Elaboraram também cartazes digitais sobre a sustentabilidade da água.
Os alunos do 6.º G viajaram entre imagens, geometrias e invenções. Já todos tocamos em folhas de muitas árvores, mas alguma vez as olhamos com verdadeira atenção? Partindo da observação destes elementos naturais, os alunos extraíram informação útil e inspiradora e imaginaram possíveis aplicações dessas geometrias na nossa vida. Macro, micro, nano - a cada escala abriu-se um mundo.
Os conteúdos pedagógicos que estiveram envolvidos nestas pesquisa/trabalhos foram: Biofilia, sustentabilidade, ecologia, ambiente, natureza, saúde, equilíbrio, ecossistema, energia, recursos naturais, pegada ecológica. Houve bastante interdisciplinaridade, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Educação Visual e Tecnologia de Informação e Comunicação, bem como Cidadania Ativa.
Salientamos que a turma 5.º F e os alunos do Clube da Ciência Viva cantaram a canção “A água é música” com a orientação da professora Conceição Capela e acompanhados na Guitarra o professor Armando Martinho, no início do webinar organizado pela instituição AquaValor com o tema “soluções para combater a escassez da água”.
Agrupamento eleito para a fase nacional do Parlamento dos Jovens
No passado dia 7 de março, o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins foi selecionado, na fase Distrital do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, para representar o distrito na fase nacional na Assembleia da República em Lisboa. [ler mais]
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA ESCOLA
– DAR VOZ AOS ALUNOS -
Projeto Aprovado para eleição - "Bancos para todos"
Ação Social Escolar - [ver normas]
Refeições Escolares - [ver normas]
Componente de Apoio à Família (CAF) - [ver normas]
Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) - [ver normas]