Galardão Eco-Escolas -  Bandeira Verde

O Agrupamento Dr. Júlio Martins distinguido, pelo terceiro ano consecutivo,  em reconhecimento pelo trabalho e empenho de toda a comunidade escolar e parceiros, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Além da distinção foi atribuído:

- 3º  lugar no projeto/atividade "Eco Pinhata", com o trabalho de dois alunos/irmãos (Gabriel Silva Trinta 4º C e Guilherme Silva Trinta 0 E)

- Menção honrosa no projeto/atividade "Os 10 princípios da dieta mediterrânica", com o trabalho de uma aluna do 6º C (Ana Carolina Aires) 

- Menção honrosa no projeto/atividade "Os animais da horta" com o trabalho da turma 0E do Pré Escolar. 


Agrupamento Dr. Júlio Martins premiado no Programa Ecovalor da Resinorte

Concurso Separa e Ganha – Amarelo e Azul

 

- 1º lugar no Separa e Ganha Amarelo (6027,50 Kg)

- 2º lugar no Separa e Ganha Azul (11660,00 Kg)

 

"A mudança de atitude/comportamento e o empenho no trabalho desenvolvido pela comunidade escolar em benefício do meio ambiente”

Parabéns a todos, por mais este resultado em prol da sustentabilidade do planeta


O Agrupamento foi distinguido na 4.ª edição da Escola Amiga da Criança, com os seguintes projetos:

- Clube do Ensino Experimental das Ciências (categoria - cidadania/inclusão e atividades);

- Promoção de literacias com calculadoras gráficas (categoria - literacias).

 


Aviso de Abertura de Concurso para o cargo de Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso

De acordo com o Aviso n.º 21609/2021 de 17 de novembro do Diário da República, informa-se que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir do dia imediato ao da publicação, o concurso para apresentação de candidatura ao cargo de Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso, de acordo com o Regulamento apresentado na hiperligação seguinte.

 

Regulamento do concurso [ver aqui]    *   Aviso de abertura [ver aqui

 


Direitos da Criança 

Escola Nadir Afonso


DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

De forma a sensibilizar a comunidade escolar para a importância ambiental e económica da conservação das florestas nativas e a necessidade de as salvaguardar da destruição, o Agrupamento vai realizar:

- Exposição itinerante de 20 árvores nativas de Portugal - cedida pela ABAE – Eco-Escolas.

Concurso de Fotografia, para os alunos do 3º ciclo, secundário e profissional. (Entrega de trabalhos até ao dia 03 de dezembro)   [ver regulamento].

- Concurso de Desenho, para os alunos de pré escolar, 1º e 2º ciclos. (Entrega de trabalhos até ao dia 17 de dezembro)   [ver regulamento].

 


1º Encontro Nacional de Massagistas

No dia 16 de novembro de 2021, pelas 7 horas,os alunos do 1º A, do Curso Profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-estar, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins,acompanhados pela diretora de curso, professora Carla Sandra Pinho, partiram rumoà Figueira da Foz para participarem no 1º Encontro Nacional de Massagistas. Este encontro foi organizado pelos professores e alunos do Curso Profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-estar, da Escola Profissional da Figueira da Foz. De salientar que todos foram muito atenciosos e respeitadores.

A viagem de autocarro foi longa, cerca de 3h30, mas muito divertida, com música e gargalhadas. Durante a viagem, a professora foi ensinando os nomes das Serras e Rios que se viam através do vidros do autocarro, uma maneira descontraída de se aprender.

O 1º Encontro Nacional de Massagistas decorreu no Auditório da Biblioteca/Museu da Figueira da Foz. Durante este Encontro, houve palestras sobre Saúde, Bem-estar, Ética na profissão, Termas de Luso e Ayurveda,  workshop sobre Pindas, Óleos e Esfoliantes e demonstrações de vários tipos de massagem, como Tai Yoga, Ayurvédica, Balinesa e Lifting Facial Japonês, Modeladora e Envolvimento Corporal, Tailandesa/Shiatsu. As demonstrações foram feitas por alunos do 2º e 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-estardas Escolas da Figueira da Foz, Vouzela, Mafra e Marinha Grande.

O workshop e as demonstrações foram muito interessantes pois para além de se perceber as qualidades terapêuticas das massagens, também, permitiu relacioná-las com o bem-estar.

O almoço foi oferecido na Escola Profissional da Figueira da Foz e aproveitou-se para visitar as instalações do Curso de Massagem.

Este Encontrofez com que o interesse dos alunos pelaáreado Curso aumentasse e aguçou-lhes a curiosidadepor temáticas desconhecidas até então.

Antes do regresso a Chaves, a professora pediu ao motorista do autocarro que parasse um pouco na praia para um lanche partilhado ao pôr-do-sol. Esta parte da visita à Figueira da Foz foi a mais intensa e inesquecível, por um lado porque a paisagem estava incrível e por outro lado porque alguns alunos não viam o mar há muitos anos.

A viagem de regresso foi divertida, ouviu-se música, cantaram-se canções de todos os tempos e comentou-se o dia que já ia longo.

Para finalizar, aqui ficam alguns testemunhos de alunos do 1º A: “A visita foi incrível,conhecemos montes de coisas novas, aprendemos bastante sobre massagens e conhecemos várias entidades empregadoras que nos podem vir a oferecer trabalho um dia mais tarde”; “Adorei esta visita de estudo porque,para além dos conhecimentos que fui adquirindo, pude passar bons momentos com a minha turma”;”Regressamos a Chaves mas com novos conhecimentos, memórias novas e inesquecíveis”; “Espero que tenhamos muitas visitas de estudo incríveis como esta”; “De resto esta viagem foi uma das melhores que já tive e que vou guardar para sempre no meu coração, e também uma das melhores experiências que passei com uma turma”.

 

Elaborado pelos alunos do 1º A, do Curso Profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-estar


 

 



 

anima escolas-agrup

Escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

Informações adicionais