Homenagem ao Dr. Júlio Martins

Viagem a Casa Branca, onde nasceu o patrono da nossa Escola

No âmbito das comemorações do Centenário da nossa Escola, uma delegação alargada de antigos docentes, ex-alunos, professores e não docentes deste Agrupamento deslocou-se a Casa Branca, no dia 21 de setembro, para homenagear a memória do patrono Júlio Martins.

A Câmara Municipal de Sousel associou-se à iniciativa da Escola Dr. Júlio Martins e quis homenagear simultaneamente o irmão Joaquim Pedro Martins, professor catedrático da Universidade de Coimbra, deputado e também ministro durante a 1ª República. Para isso convidou os descendentes mais próximos dos homenageados.

Depois da alocução de boas vindas do presidente da Junta de Freguesia de Casa Branca, Rui Galiza, intervieram o vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco Chaves de Melo, e o diretor do Agrupamento, Joaquim Tomaz.

O município de Sousel fez-se representar pelo seu presidente, Manuel Valério, e pelo vice-presidente, António Dâmaso. A cerimónia, que decorreu no salão de festas da Casa do Povo local, contou ainda com a realização de uma palestra proferida por João Richau, sobre a vida e a obra dos irmãos Joaquim Pedro e Júlio Martins, e a atuação do rancho folclórico ”As Mondadeiras”.

Seguiu-se o descerramento de uma placa comemorativa na casa onde viveu o Dr. Júlio Martins, situada no Largo da República.

No final, a comitiva flaviense, acompanhada pelos familiares de Júlio Martins e por inúmeros albidomenses, efetuou uma romagem ao cemitério para deposição de flores.

Página do Centenário:

https://www.facebook.com/CentenarioJulioMartins/photos/a.695885377438420/934548063572149/?type=3&permPage=1


 

Informações adicionais