


– DAR VOZ AOS ALUNOS –
Encontra-se aberto o Orçamento Participativo da Escola 2025
O Orçamento Participativo da Escola pretende dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a participação cívica, fomentar o espírito de cidadania e valorizar democraticamente a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.
Participa…
Aviso de abertura | Cronograma | Regulamento | Formulário de participação

Informa-se que estão abertas as inscrições para a realização dos Exames Finais Nacionais no período de 06 a 19 de março de 2025- 1.ª fase.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o processo será todo online.
As datas de inscrição podem ser feitas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) – https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
As condições, regras e procedimentos gerais encontram-se disponíveis no Despacho Normativo n.º 2-A/2025 de 03 de março.
PARABÉNS AOS ALUNOS DA ESCOLA NADIR AFONSO PELOS BRILHANTES RESULTADOS OBTIDOS NO PMATE

Resultados nas provas do CNC/PmatE da Escola Nadir Afonso
Os alunos da Escola Nadir Afonso tiveram excelentes resultados nas provas do PMATE, organizadas pela Universidade de Aveiro.
Realizaram esta prova 95 equipas (44 do 5º ano e 51 do 6º ano). A Escola Nadir Afonso obteve brilhantes classificações: 2º lugar na prova MAISMAT e 3º lugar na prova ECONET, num universo de 44 escolas participantes.
Estão de parabéns os nossos alunos pela conquista! As 25 equipas melhor classificadas (13 do 5º ano e 12 do 6º ano) representarão a Escola Nadir Afonso nas finais nacionais, que decorrerão na Universidade de Aveiro nos dias 29 e 30 de abril e 2 de maio.
FORÇA, CAMPEÕES, PARA A PRÓXIMA ETAPA!”
Exposição criativa :”Máscaras”
“No dia 28 de fevereiro, a Escola Nadir Afonso promoveu uma exposição criativa com o tema “Máscaras”, onde alunos das disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual apresentaram trabalhos inovadores. O evento, realizado no pavilhão Social da escola, destacou a diversidade de materiais e técnicas utilizadas pelos estudantes, explorando o espaço bi e tridimensional.
Os alunos criaram peças únicas, que iam de máscaras confecionadas com materiais recicláveis a pinturas abstratas sobre papel, todas inspiradas no conceito de “máscara”. A exposição foi uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre identidade, transformação e os símbolos culturais presentes nesse tema.
Os docentes responsáveis pelas aulas de Educação Visual e Tecnológica, explicaram o propósito da atividade: “Queríamos incentivar os alunos a experimentar novos materiais e formas, além de trabalhar questões sobre identidade e expressão através da arte. O tema ‘Máscaras’ abriu um leque de possibilidades criativas para todos.”
É gratificante ver como os alunos se dedicaram a este projeto, utilizando sua criatividade para explorar diferentes formas artísticas.”

Visita de estudo a Lisboa e Mafra destinada aos alunos dos Cursos Profissionais
6 e 7 de fevereiro 2025
Nos dias 6 e 7 de fevereiro realizou-se uma visita de estudo a Lisboa e Mafra destinada aos alunos dos Cursos Profissionais, nomeadamente às turmas do 1.º e 2.º A – Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar e Instrumentistas de Sopro e Percussão; 2.º e 3.º B – Técnico de Instalações Elétricas e 3.º A – Técnico de Gestão. Esta visita de estudo surgiu no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Português, Inglês, Empreendedorismo e Comunicação e Área de Integração, interligada com a Estratégia do Agrupamento para a Cidadania e Desenvolvimento.
Foram visitados, entre outros, a Fundação José Saramago, Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, Assembleia da República, Hard Rock Café e Palácio Nacional de Mafra. Fez-se também um Passeio Literário pela baixa lisboeta, com subida ao Chiado, onde se homenageou Fernando Pessoa.
Os objetivos definidos foram plenamente alcançados. Considera-se que a visita teve um êxito assinalável. Poder-se-á dizer que superou as melhores expectativas e que deverá repetir-se sempre que possível, pois permite vivências marcantes nos alunos, a consolidação de conhecimentos adquiridos ou a adquirir, opinião crítica, hábitos culturais e a consciencialização para a participação ativa da sociedade civil no processo democrático.
Prevenção Rodoviária no AEJM

-Promover o desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação à condução e ao comportamento de peões, ciclistas e utilizadores de transportes públicos.
-Incentivar a reflexão sobre fatores que contribuem para os acidentes rodoviários, como a velocidade excessiva, o uso de álcool e drogas, e a distração.
-Reforçar o conhecimento sobre as regras de trânsito e as normas de segurança, incluindo o uso de cinto de segurança, capacete, e a importância dos sinais de trânsito. A atividade incluiu oito sessões com a duração de 60 minutos, distribuídas pelos dois dias, e teve como público-alvo a totalidade dos alunos de 11º e 12º ano (ensino regular e profissional) do Agrupamento. Nestas, sob a orientação da Dra. Joana Albuquerque e Dra. Márcia Ferreira, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, em dois tapetes, óculos simuladores dos efeitos do álcool e de substâncias psicotrópicas na condução, experienciando em condições muito próximas da realidade, os riscos que correm conduzindo sob o efeito daquelas substâncias.
(1)A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é um serviço central da administração direta do Estado dotado de autonomia administrativa. Tem por missão o planeamento e coordenação a nível nacional de apoio à política do Governo em matéria de segurança rodoviária, bem como a aplicação do direito contraordenacional rodoviário.
Texto retirado da página da ANSR
(2)A APSI tem como missão promover a qualidade de vida e o bem-estar das crianças e adolescentes e assegurar a criação de um ambiente promotor de saúde que lhes permita crescer em segurança e desenvolver-se plenamente a nível físico, mental e social e em pleno gozo dos seus direitos. O seu trabalho visa a criação de espaços, produtos e oportunidades para todas as crianças crescerem e brincarem, onde não exista a possibilidade da ocorrência de traumatismos, ferimentos e lesões (acidentes) fatais ou incapacitantes ou situações que ameacem a sua saúde e bem-estar.
In Relatório de Atividades 2023 -APSI
Regulamento Municipal de atribuição
de transporte gratuito a estudantes do ensino superior
Regulamento Municipal de Atribuição de Transporte Gratuito a Estudantes do Ensino Superior (pdf)
Requerimento de Atribuição de Transporte Gratuito a Estudantes do Ensino Superior (FORMULÁRIO pdf)