slider02_(24)
slider01_09
slider01_08
slider02_ (17)
slider02_16
slider01_04
slider02_ (18)
slider01_02
slider01_06
slider01_12
slider01_11
slider01_05
slider01_15
slider01_14
slider01_16
slider02_(23)
slider_01_18
slider_01_19
slider02_ (19)
slider02_ (20)
slider02_ (21)
slider02_ (22)
previous arrow
next arrow







Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins inicia o seu Projeto Erasmus+ KA210 “Aprendizagem ativa – Estratégias Modernas para Aprender e Ensinar” com a Escola Eslovena Maksa Pleteršnika Pišece
No âmbito do projeto Erasmus + KA210 realizado em parceria com a Escola Eslovena Maksa Pleteršnika Pišece, aprovado em julho de 2024, intitulado “Aprendizagem ativa – Estratégias Modernas para Aprender e Ensinar”, foi realizada a atividade C1 – Novas abordagens de aprendizagem” na Eslovénia entre os dias 21 e 25 de outubro.
Durante esta semana deslocaram-se à Escola Parceira o Diretor do Agrupamento, Gil Alvar, a coordenadora do projeto, Paula Araújo, e dois dos professores envolvidos no projeto, Cidália Pires e Sérgio Machado, para participarem nas atividades acordadas no projeto para essa primeira etapa.
A primeira atividade foi a receção e apresentação oficial da Escola e do seu funcionamento. Seguiram-se uma visita guiada à escola, a exposição da tipologia de atividades letivas da Escola, inclusive as realizadas em meio natural em forma de peddy-paper relacionadas com temáticas das diferentes disciplinas, estimulando aos alunos o gosto pela aprendizagem ativa e em movimento.
Os professores envolvidos usufruíram de uma formação específica na temática do projeto, dinamizada pela Dra. Sonja Rutar, professora na Universidade de Primorska e assistiram a algumas aulas de diferentes disciplinas/anos de escolaridade já realizadas com a aplicação desta tipologia de ensino/aprendizagem.
Para além destas, os professores da Escola Dr. Júlio Martins também assistiram a diversos workshops com aprendizagens interdisciplinares, promovidos pela Escola Parceira, quer na escola, quer no meio envolvente.
Ao longo dos cinco dias, os professores tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cultura, algumas tradições e degustar a gastronomia típica da região/país.
No final da semana realizou-se a última reunião de trabalho com os docentes de ambas as escolas envolvidos nestas atividades do projeto para uma avaliação da semana e planificação das próximas.
Os professores consideraram que esta semana de trabalho foi muito enriquecedora e motivadora. O contacto com novas metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem são uma mais valia para o sucesso escolar dos alunos, uma vez que permitem adquirir novas práticas e reavaliar as já utilizadas.





Matrículas Eletrónicas



Scroll to Top