Bem-Vindo

AVISO N.º 17  /2022

 CURSOS PROFISSIONAIS

EXAMES DE RECUPERAÇÃO DE MÓDULOS/ UFCD EM ATRASO

PARA EFEITOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Informam-se os alunos dos cursos profissionais que as inscrições para os exames de módulos/ UFCD em atraso, para efeitos de conclusão de curso, decorrem de 05 a 13 de maio de 2022.

Para o efeito, devem os interessados preencher e entregar nos serviços administrativos da escola a respetiva ficha de inscrição.

Para efeitos de conclusão, os alunos podem inscrever-se até ao máximo de cinco módulos/UFCD. [ver aviso]


 


Não ao “Bullying”

No dia 12 de maio, a turma D do terceiro ano de escolaridade do Centro Escolar Santa Cruz Trindade teve a agradável surpresa e a oportunidade de participar numa sessão sobre Gestão de Conflitos, promovida pelo Gabinete de Mediação Positiva do nosso agrupamento. Esta atividade contou com a presença da professora Anabela Martins.

Os alunos visualizaram um vídeo alusivo ao tema, que despertou a curiosidade de todos, alertando-os para a necessidade de caminharmos cada vez mais para uma escola inclusiva.

No decorrer desta aula, os alunos também leram o poema “A invenção do abraço” e cantaram uma canção relacionada com o assunto em abordagem.

Apesar da temática já ter sido abordada nas aulas de Cidadania, os alunos demonstraram muito interesse, enaltecendo a pertinência do conteúdo, dada a diversidade cultural da nossa escola. É sempre uma experiência diferente! A partilha destes problemas é uma mais-valia.

  Alunos do 3º D


 

 

A equipa de Futsal Feminino do Desporto Escolar do Agrupamento apurada para a Fase Final Nacional

A equipa de Futsal Feminino do Desporto Escolar do AE Dr. Júlio Martins, depois de ter vencido a fase organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Vila Real e Douro, participou no Campeonato Regional Norte de futsal, realizado em S. João da Madeira, nos dias 3 e 4 de Maio. As alunas Flavienses alcançaram o 2º lugar na classificação final e garantiram o apuramento para a Fase Final Nacional que irá decorrer em Viana do Castelo, de 19 a 22 de maio.

A equipa formada pelas alunas Juliana Pires, Raquel Nascimento, Núria Pires, Margarida Mota, Fátima Fernandes, Beatriz Batista, Letícia Gigante, Lara Gonçalves, Iara Gonçalves, Ascenção Neves, Joana Pires e Sara Batista é orientada pela professora Regina Seixas.

 


Peddy Paper

Equipa da Rádio Escola Dr. Júlio Martins dinamizou Peddy Paper para alunos do 7º ano

[ver mais]


 

Olimpíadas da Química Mais (fase Regional)

 

O Agrupamento obteve o  1ºlugar nas Olimpíadas de Química Mais (fase Regional) conseguido pelos alunos Lucas Rio, Lia Morais e Tiago Vila Chã, do 11ºB, acompanhados pela professora Natércia Soares. As provas decorreram no dia 30 de abril na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ficando assim apurados para a fase final nacional.
 

 

Projeto Matemática Ensino (PmatE)

 

 

Entre os dias 27 e 29 de abril, foram dinamizadas as Competições Nacionais de Ciência Universidade de Aveiro 2022 promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA).
O objetivo desta competição é hoje o mesmo que move o projeto há mais de duas décadas: desenvolver conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.
No dia 27 de abril, entre as 9:00h e as 13:00h, 50 alunos da Escola Básica de Santa Cruz-Trindade, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Marins, realizaram no campus da Universidade de Aveiro a competição DIZ4 destinada a alunos que frequentam os 3º e 4º anos de escolaridade.
A competição DIZ4 envolve conteúdos de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.
A Escola Básica de Santa Cruz-Trindade, na classificação por escola, ficou classificada em 5º lugar a nível nacional. A pontuação da escola é o somatório dos pontos obtidos nesta competição por todas as suas equipas participantes, 25 no total. Salienta-se que a escola, nas Competições Nacionais de Ciência em REDE, realizadas entre os dias 14 a 18 de fevereiro, obteve o 1º lugar a nível nacional.
Os alunos obtiveram excelentes resultados. De destacar que, de 404 equipas que realizaram a prova a nível nacional, os alunos Tiago Alves Cunha e David Alves Marçal, do 3ºD, ficaram classificados em 19º lugar.
Muitos parabéns aos alunos por todo o trabalho, resiliência e empenho demostrado e aos professores pelo trabalho e dedicação.
Um especial agradecimento aos pais e encarregados de educação por acreditarem no nosso trabalho!
 

 
Visita de estudo "Revisitar Inês de Castro"  
 
 
A visita de estudo "Revisitar Inês de Castro" ocorreu no dia 29 de abril e envolveu todas as turmas do 9° ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins. O Castelo  de Montemor-o-Velho foi o primeiro local a visitar, por ter sido o local onde o rei D. Afonso IV tomou decisão de mandar matar a jovem donzela, por quem D. Pedro se apaixonara. Seguiu -se A Quinta das Lágrimas e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha por serem referência obrigatória para quem estuda o desenlace  deste amor proibido que Camões imortalizou na obra "Os Lusíadas". 
Para além destes locais emblemáticos, o piquenique na praia da Figueira da Foz permitiu ainda aos participantes desfrutar de momentos de convívio salutar com o mar na linha do horizonte.
 

Aviso 13/2022

Matrículas e respetivas renovações

para o ano letivo 2022/2023

Avisa-se a comunidade educativa que foi publicado no dia 11 de abril de 2022, o Despacho n.º4209-A/2022, o qual estabelece o calendário das matrículas e respetivas renovações para a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário para o ano letivo 2022-2023.  [ver aviso] * [Informações]

 


 

Desfile de Moda - Escola Nadir Afonso

O último dia do 2.º período na escola Nadir Afonso, 8 de abril, foi vivido com enorme azáfama e entusiasmo, a pretexto da realização de um peculiar desfile de moda que teve como protagonistas principais os alunos das turmas de 5.º ano, que de forma original e criativa reutilizaram e reinventaram todo o tipo de materiais e objetos na confeção de trajes e acessórios deveras inspiradores.
A proposta lançada pelo Município e prontamente acolhida pela escola, teve o mérito de congregar a ação dinâmica de alunos, famílias, professores e auxiliares de ação educativa em torno da reciclagem e das questões ambientais, numa valorização e afirmação da dimensão estética e artística, bem patente nos modelos apresentados. A presença de pais e encarregados de educação contribuiu para fazer do evento um momento memorável, em que não faltaram a música, o exercício físico e o entusiasmo contagiante dos alunos, condições indispensáveis a um estilo de vida saudável. Em suma, um dia pleno de festa como há muito tempo não vivíamos na escola.
O Município agraciou as turmas vencedoras com a realização de três visitas de estudo. O 1º prémio, entregue ao 5.º B, consiste numa visita ao Museu interativo “World of Discoveries”, no Porto. O 2º prémio, atribuído ao 5.º F, contempla uma visita ao Sea Life, no Porto, e o 3º prémio, entregue ao 5.º E, proporciona uma visita às instalações da Resinorte em Boticas.
E para o ano cá estaremos, na 2.ª edição da “Moda Nadir”.  Até lá, pense duas vezes,  antes de deitar fora seja o que for.  O Planeta agradece.

Ver o vídeo aqui.