Parlamento jovem

No ano em que o Programa Parlamento dos Jovens comemora 30 anos de existência, foi abordado o tema “Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios”, incentivando os alunos a uma análise crítica sobre as potencialidades, impactos e riscos dos avanços tecnológicos na sociedade atual.


1.ª Fase – Escola

No começo do ano letivo, todas turmas da Escola Secundária Dr. Júlio Martins foram convidadas a criar uma lista para a participação no Programa Parlamento dos Jovens, tendo resultado duas listas candidatas, com alunos do 8.º e 9.º Anos.

Com o intuito de aprofundarem conhecimentos sobre a temática do ano, e desenvolverem a capacidade de argumentação e espírito crítico, no dia 9 de janeiro, os alunos participaram na palestra “Avanços Tecnológicos: novas fronteiras na investigação e inovação” realizada pelo engenheiro Vítor Ventuzelos do INESC TEC Porto – Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes, e refletiram, em grupo, sobre os seguintes subtemas: Vida Social e Relações Interpessoais, Saúde, Educação/Ensino, Igualdade e Inclusão, Desinformação, Cidadania e Democracia, Segurança e Privacidade, Economia Digital, Portugal na Europa e no Mundo.

Mais tarde, no dia 20 de janeiro, os alunos puderam contar com a presença do Senhor Deputado do PSD, Dr. Amílcar Almeida, que explicou o funcionamento e importância da Assembleia da República.

Seguidamente, preparou os alunos para o debate sobre o tema do Parlamento dos Jovens “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”, discutindo o papel das tecnologias na sociedade contemporânea.

Passado o tempo da campanha eleitoral das duas listas, no dia 21 de janeiro, chegou o momento das eleições em que todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico puderam exercer o direito de voto. A vencedora foi a lista A.

A 23 de janeiro, realizou-se o debate na Sessão Escolar, a partir das medidas propostas, entre as duas listas na Escola. Após a aprovação das medidas, ocorreu a eleição dos deputados para representar a Escola Secundária Dr. Júlio Martins na fase distrital, em Vila Real, tendo sido eleitos os deputados David Cruz, Maria Campos e Carlota Silva.


2.ª Fase – Sessão Distrital


No dia 25 de fevereiro, fomos recebidos no Centro Escolar de Lordelo, em Vila Real, para se dar início aos trabalhos com as várias Escolas do distrito.

No período da tarde, foi apresentado o projeto de recomendação final e foram eleitas as duas Escolas que iriam representar o círculo de Vila Real na Fase Nacional, em Lisboa.

Foi um grande orgulho ver que a minha Escola tinha sido uma das vencedoras!

3.ª Fase – Sessão Nacional

12 de maio foi o dia tão aguardado por todos os jovens deputados que, com grande entusiasmo e expectativa, foram chegando à Assembleia da República para dois dias de aprendizagem, partilha de ideias e opiniões, convívio e diversão.

Eu parti, às 6:00 horas, com os meus colegas, no autocarro n.º 3 do terminal da Auto Viação do Tâmega, em Chaves. Na bagagem, carregava sonhos, curiosidades e muitas emoções.

Pelo percurso, fomos recolhendo alunos e professores de Bragança, Vila Real, Ribeira e Pena, Resende, Viseu e Soure.

Chegados à Casa da Democracia, fomos recebidos com um breve lanche e, depois, começaram as reuniões das Comissões para debater os projetos de recomendação Os meus colegas ficaram na 4.ª Comissão.

Os professores acompanhantes tiveram uma visita guiada à Casa do Parlamento – Centro Interpretativo que fica na Rua de S. Bento.

Antes do jantar, os participantes assistiram a um momento cultural conduzido pelo grupo TocáRufar, na majestosa Sala do Senado.

O primeiro dia terminou com a ida para o Hotel JAM que tinha uma vista fantástica para o Tejo. Ao longe, erguia-se o Cristo Rei que parecia abraçar a nossa estadia na capital.

No segundo dia, o Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, deu início à sessão plenária.

Posteriormente, os jovens deputados procederam ao debate e aprovação da recomendação final para apresentar à Assembleia da República.

Após este momento, teve lugar um apetitoso almoço que proporcionou um agradável convívio.

Participei, ainda, como jornalista, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre.

Durante os dois dias, todos os jornalistas tiveram tempo para fazer perguntas aos jovens deputados. Com as perguntas que eu coloquei, consegui perceber a determinação de muitos para fazer de Portugal um país melhor, ver os deputados a falar sobre as suas medidas, as dificuldades, as suas motivações e o esforço que fizeram para conseguirem estar na Casa da Democracia durante dois dias verdadeiramente inspiradores.

O encerramento deste segundo dia incrível esteve a cargo da fundadora do Parlamento dos Jovens, Dr.ª Julieta Sampaio, que destacou a importância do Programa e agradeceu o empenhamento dos deputados.

Gostei imenso de ter participado nesta experiência bastante enriquecedora, como jornalista, juntamente com alunos dos 22 círculos do Continente, Açores, Madeira Europa e comunidades fora da Europa, estar sentada no espaço onde habitualmente vejo na televisão os Deputados dos vários partidos políticos e entender melhor o funcionamento da Assembleia da República.

Espero que o Programa Parlamento dos Jovens dure por muitos mais anos e que continue a dar a oportunidade aos jovens de poderem expressar a sua opinião e fazer ouvir a sua voz.

“Todos tiveram respeito uns pelos outros, ninguém teve de aumentar a voz para ser ouvido e ninguém teve de insultar para ser respeitado”. Estas foram as palavras do deputado Diogo Jorge Pereira, mostrando que tudo foi bem organizado e que houve um grande respeito por todos os participantes.

Carlota Campos Almeida Santos Silva

Círculo de Vila Real | Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves

Edição 2024/2025 | Ensino Básico

Scroll to Top