Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, são uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, integrados na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas, tendo como base o Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar (DGE, 2024).
Domínios de intervenção
– O apoio e aconselhamento psicológico – conjunto de ações e estratégias que promovem o desenvolvimento integral e harmonioso de crianças e jovens durante o seu percurso escolar.
– O desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa – conjunto de atividades que visam capacitar e mobilizar os vários agentes educativos, bem como entidades e serviços da comunidade, com o objetivo de melhorar as respostas educativas.
– O desenvolvimento vocacional – conjunto de atividades que visa capacitar as pessoas, de qualquer idade e em qualquer fase da vida, a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego, e a gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas habilidades podem ser adquiridas ou utilizadas.
Quem são os destinatários?
- Alunos do Agrupamento
- Pais e Encarregados de Educação
- Diretores de Turma/Professores
- Pessoal Não Docente.
Como aceder aos Serviços de Psicologia e Orientação?
O pedido de encaminhamento para os Serviços de Psicologia e Orientação pode ser feito através do professor titular/diretor de turma, outros professores, pela direção da escola, pelo pessoal não docente, pelos pais ou encarregados de educação, através do preenchimento de uma Ficha de Sinalização, à qual devem ser anexados todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do(a) aluno(a). Podem também recorrer os alunos, por iniciativa própria.
Qual a equipa técnica para 2023/2024?
Emília Marques | emiliamarques@aejm.pt
Ana Luísa Moreira | analuisamoreira@aejm.pt